Dá sim pra fazer um ótimo roteiro a pé por Londres! Mesmo sendo uma cidade imensa e repleta de atrações em todos os cantos, caminhar por Londres é muito gostoso e pode te render várias fotos lindas.
Primeiro de tudo, é bom lembrar que o metrô em Londres é seu aliado e te leva para qualquer lugar da cidade, tem sempre uma estação perto de praticamente qualquer ponto turístico na cidade. Mas não é por isso que você vai deixar de andar a pé e conhecer em detalhes cada cantinho.
Nesse post, vou separar em algumas regiões e mostrar o caminho que fizemos na nossa última ida a Londres, agora em dezembro de 2023. Vamos lá:
Veja nesse artigo:
Roteiro 1: Big Ben e National Gallery
Na nossa primeira viagem, o Big Ben estava passando por reformas e cheio de andaimes, por isso resolvemos começar por lá, afinal era nosso sonho conhecer a torre de pertinho.
A estação de metrô Westminster fica colada no Big Ben, não tem erro: saiu da porta e você já dá de cara com ele. E é lindo, vale muito a pena passar uns minutos ali na frente apreciando cada detalhe.
Ali pertinho também já dá pra ver a lindíssima Abadia de Westminster, e do outro lado do rio a famosa London Eye. São dois passeios incríveis também, e já fazem valer o dia nessa região da cidade.
De lá, dá pra ir a pé até o Palácio de Buckingham, passando pelo St. James Park (roteiro que fizemos em 2019) ou ir em direção à Trafalgar Square (foi o que fizemos agora em 2023) e aproveitamos para conhecer a National Gallery. Lembrando que a maioria dos museus em Londres são gratuitos, então vale super a pena escolher algum para deixar o tempo passar (e se abrigar do frio no inverno também hehe).
Ali pertinho também, fica a Leicester Square, outra praça muito bonita e movimentada, cheia de lojas como a Lego e a M&Ms, cinema, teatros e tudo que há de bom do Soho a uma curta caminhada de distância.
E se ainda tiver disposição, estará pertinho da Piccadilly Circus (aquela praça com os letreiros curvos, que lembra a Times Square de Nova York) ou Covent Garden e seu charmoso Apple Market, com lojinhas, bares e restaurantes (além do Ben’s Cookies, que pra nós é o melhor cookie de Londres e, por incrível que pareça, agora o segundo melhor da vida – mas é assunto pra outro post).
Roteiro 2: Sky Garden e Tower Bridge
Outra opção bem legal de roteiro a pé e que dá pra fazer em qualquer sentido, começando pelo Sky Garden, um belíssimo mirante com jardim, bar e restaurante que ocupa o alto de um prédio bem no coração da região City of London. O acesso é gratuito mas aça sua reserva antecipada pois é bem concorrido e praticamente impossível se deixar para última hora.
De lá, fomos andando até a Torre de Londres, o famoso castelo que abriga as joias da coroa britânica e, no caminho, passamos pela St. Dunstain in the East, uma igrejinha com um jardim que parece cenário de filme.
Do outro lado do rio Tâmisa você tem uma vista maravilhosa do south bank e o icônico The Shard, maior prédio de Londres (e acho que de toda a Europa).
Seguindo nessa direção você chega à Tower Bridge, a belíssima ponte que se abre para os barcos atravessarem (e particularmente, minha região favorita de Londres). É muito legal atravessar a ponte a pé, e depois você pode caminhar pelo Queens Walk, um calçadão na margem sul do rio com vários pontos de parada como food trucks, bares e restaurantes.
Uma rápida caminhada e você chega até o Borough Market e, mais um pouco à frente estão o museu Tate Modern e a Millenium Bridge, que tem uma vista deslumbrante da Catedral St. Paul.
Fotos do roteiro a pé
Espero que tenham gostado dessas opções, e se quiserem roteiros por outras regiões deixem aqui nos comentários!